Compliance

Com o intuito de garantir o mais alto nível de integridade corporativa, a Constremac estabeleceu um Sistema de Compliance que constitui um dos pilares de sustentação para as suas operações.

O Sistema de Compliance da Constremac é um conjunto de iniciativas e práticas atuando diretamente nos processos da empresa para, dentre outros objetivos, conduzir as operações e negócios em conformidade com a legislação, código de conduta, políticas e procedimentos internos, além de fortalecer a ética, a integridade e a transparência em seus negócios.

Metas

• Promover uma cultura organizacional que estimule a conduta ética;

Identificar os riscos do mercado e os riscos específicos do negócio;

Aprimorar mecanismos de prevenção, detecção e correção de desvios;

Implementar políticas, procedimentos e melhores práticas de controles internos para garantir a conformidade dos processos internos;

Garantir o cumprimento da legislação, das normas relacionadas aos negócios e dos regulamentos internos.


Diretrizes

As diretrizes do Sistema de Compliance são estabelecidas no Código de Conduta, políticas e procedimentos, aplicando-se a todos os colaboradores, incluindo empregados, estagiários, diretores, sócios e acionistas, bem como fornecedores e prestadores de serviços que, além de seguir as diretrizes, também devem garantir que todas as partes interessadas em se relacionar com a Constremac recebam as informações necessárias para garantir tal cumprimento.

O conhecimento e o cumprimento destas diretrizes contribuem para o compromisso de todos com o fortalecimento do ambiente de compliance da Constremac.

Liderança e Organização

A Diretoria Executiva é responsável pelo Sistema de Compliance e por assegurar que os colaboradores atuem em conformidade com a legislação, código de conduta, políticas e procedimentos internos.

Para isso, conta com o comprometimento de todos os seus gestores e com o desempenho do Comitê de Compliance.

Os gestores da Constremac têm o compromisso de promover o envolvimento e a conscientização de sua equipe para o cumprimento das diretrizes do Sistema de Compliance, incentivando-os constantemente ao diálogo e exposição de dúvidas ou preocupações.

O Comitê de Compliance tem acesso irrestrito à Alta Administração e autonomia no cumprimento de suas atribuições, de modo a garantir a gestão eficiente do Sistema de Compliance.

Código de Conduta

O Código de Conduta da Constremac estabelece diretrizes e padrões de comportamento a serem seguidos pelos colaboradores nas diferentes relações profissionais a fim de construir relacionamentos íntegros e sustentáveis.

Convidamos você a conhecer o nosso Código de Conduta e se você possui uma relação profissional com a Constremac, desejamos que você compreenda este Código e coloque-o em prática em seu dia a dia. Ele deve servir como referência individual e coletiva para as atitudes e tomadas de decisão.

Deixar de cumprir o Código de Conduta é uma conduta inadequada, vista como um assunto sério, que deve ser relatado e tratado. Esperamos que você ajude a promover e legitimar o respeito, o cumprimento e o aprimoramento do nosso Código de Conduta.

Canal de Ética

Reforçando o compromisso com as melhores práticas de integridade, a Constremac disponibiliza um canal de comunicação seguro para a realização de denúncias sobre suspeitas ou fatos que estejam em desacordo com o Código de Conduta, com as políticas e procedimentos, ou com a legislação brasileira. 

O Canal de Ética é um canal aberto 24 horas por dia e é administrado por empresa especializada, responsável pela recepção e gestão das denúncias, garantindo imparcialidade, confidencialidade das informações e adequado encaminhamento. Toda e qualquer pessoa que tiver qualquer preocupação quanto a uma conduta que possivelmente seja irregular, deverá relatar a situação em um canal de comunicação interno ou ao Canal de Ética.